terça-feira, 30 de agosto de 2011

Campos abre desfiles cívicos sexta-feira

terça-feira, 30 de agosto de 2011 (Foto: arquivo/PMCG)

Como ocorreu ano passado, A Prefeita Rosinha
vai abrir os desfiles da Semana da Pátria
 (Foto:arquivo)

A Secretaria Municipal de Educação de Campos (SMEC) realizará nesta sexta-feira (02), abertura dos desfiles cívicos de 2011. Com o tema: Sustentabilidade, alunos de 70 unidades escolares irão participar dos desfiles em 13 distritos de Campos. A solenidade de abertura acontecerá às 9h na sede da secretaria.

A Independência do Brasil é comemorada no dia 7 de Setembro, mas as programações do município foram antecipadas. Os desfiles das escolas da rede municipal serão realizados a partir do próximo sábado (03) e prosseguirá até o dia 11. Para marcar a abertura, o coordenador de educação física da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), Claudio Artiles informou haverá hasteamento do pavilhão nacional: das bandeiras do Brasil, do Estado e Município.

- Teremos também a presença da banda da Guarda Civil Municipal (BCM), de representes das 70 escolas que irão participar dos desfiles e de autoridades locais. Daremos início aos desfiles no próximo sábado em Conselheiro Josino e encerraremos no dia 11 com os desfiles das escolas da localidade do Farol de São Tomé – finalizou Artiles.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Temer vira bombeiro da crise no PMDB da Câmara

Setores do partido reclamam da atuação do líder Henrique Eduardo Alves e criticam indicação de Eduardo Cunha em comissão
Adriano Ceolin, iG Brasília | 22/08/2011 16:52


Setores do PMDB querem que Temer resolva crise na bancada
A Vice-Presidência da República irá sediar hoje à noite uma reunião cujo objetivo é resolver uma briga entre os deputados do PMDB da Câmara. Presidente nacional licenciado do partido, o vice Michel Temer terá de mediar os desentendimentos de setores da bancada com o líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
A principal celeuma envolve a indicação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a vaga de relator da Comissão Especial do novo Código de Processo Civil. Com o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), setores da bancada criticaram a escolha de Cunha para compor a comissão. O deputado do Rio de Janeiro contratou com texto publicado no seu site:
“Agora, que eu saiba, Danilo Forte não é líder. Ele não tem poder de vetar e tem o direito a não ser vetado por ninguém. Na Funasa, ele mandava e desmandava à revelia do ministro naquela época”, escreveu Cunha, referindo-se ao período em que Forte foi presidiu a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entre 2005 e 2007.
Em seguida, Cunha lembrou que a gestão de Danilo na Funasa foi alvo de denúncias. “Como já falei em outras ocasiões, defendi-o de denúncias. O líder também o defendeu e, por conta disso, quase rompeu com o ministro. Não conheço o destino das suas denúncias e não prejulgo ninguém. Não sou dissimulado e não faço política desse jeito”, disse.
A reunião na Vice-Presidência será realizada a pedido do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). “Vamos dizer que as decisões da bancada não podem ficar concentradas nas mãos de três ou quatro pessoas. Basicamente com só com o Henrique e com o Eduardo Cunha”, disse Vieira Lima, que é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).
Danilo Forte citou que há 35 dos 79 parlamentares do PMDB insatisfeitos com Cunha e Alves na bancada. “Mas a reunião com Temer não é contra ninguém. Queremos é que as coisas sejam mais democráticas dentro da bancada”, disse. “Sobre a indicação do Eduardo Cunha na comissão, a reclamação é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que prefere alguém da área juridica”, completou.

sábado, 20 de agosto de 2011

Frente fria traz ventos fortes, chuva e frio para o Rio neste fim de semana

Temperatura cai em toda Região Sudeste e mínima no domingo pode chegar até a 12ºC


Uma frente fria associada a um ciclone extratropical (ambos em intensificação) espalha nuvens carregadas sobre a região Sudeste do Brasil. Diferente dos últimos dias, o fim de semana no estado do Rio de Janeiro será de tempo nublado, com previsão de ventos fortes e chuva moderada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O tempo, muda já no início da tarde de sábado (20/08), de acordo com o Inmet. Há previsão de rajadas de vento de 80 km/h e chuva moderada ao longo do dia. A mínima será de 16°C e a máxima 27°C.

No domingo (21/08), o frio permanece. Segundo o Inmet, a mínima prevista é de 12°C e a máxima é de 21°C. Segundo o Inmet, o tempo vai continuar ruim pelo menos até segunda-feira (22/08), quando os termômetros devem marcar mínima de 10°C.
Segundo informações do Aviso Meteorológico Especial Nº 1928/2011 do INMET, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de ventos moderados/fortes, de 60 a 80 km/h, para todo o estado do Rio de Janeiro.

A previsão do tempo para Campos e Região para este sábado (20/08), é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A temperatura mínima ficará em 17ºC e a máxima em 35ºC. O domingo será chuvoso e frio, mínima ficará em 17ºC e a máxima em 24ºC.

O dia que registrou maior temperatura em Campos, em 2011, foi no dia 22 de fevereiro, quando os termômetros marcaram 38ºC. Já o dia mais frio foi em 9 de julho, com 10,5ºC e sensação térmica de 9,4°.

EM TODOS OS ESTADOS DA REGIÃO SUDESTE
Sábado terá tempo chuvoso e queda de temperatura também na maior parte do Estado de São Paulo. No norte paulista, no sul e na zona da mata de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Muita nebulosidade, mas sem chuva, no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas do Sudeste, o sol brilha forte, faz calor à tarde e ainda não há condições de chuva.
Na Região Sudeste, durante o sábado, a frente fria provoca pancadas de chuva por quase todo o Estado de São Paulo e, até à noite, também irá provocar chuva no centro-sul do Rio de Janeiro, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira.
O sul do Estado de SP (que inclui o litoral sul e o Vale do Ribeira) é a região mais sujeita à chuvas intensas, que podem provocar problemas como alagamentos. Nas demais áreas do Sudeste, o sábado ainda terá sol, calor e tempo firme. No domingo, a frente fria provoca chuva também no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no Vale do Rio Doce (MG). O domingo será muito frio em grande parte do Sudeste.

PREVISÃO PARA CAMPOS E REGIÃO
- Tempo: Sol, alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada, no sábado, já no domingo chuvoso durante o dia e a noite.
- Temperatura: Mín. 22ºC e Máx. 34ºC (sábado) / Mín. 17ºC e Máx. 24ºC (domingo)
- Sensação Térmica: Mín. 16ºC e Máx. 22ºC
- Possibilidade de chuva: 80%
- Volume d'água: 8 milímetros (8 LITROS POR M²)
- Umidade relativa do ar: Entre 28% e 82%.
- Vento: Sul Sudoeste a 18 km/h de média com rajadas de 24 km/h
- Intensidade do vento: FRACOS/MODERADOS C/RAJADAS
- Nascente e poente: 6h06 e 17h32
- Estação: Inverno até o dia 23/09
- Lua: Cheia até o dia 20/08
- Índice de raio ultravioleta: 8 (muito alto) / Com nuvens: 8 (muito alto)
- Maré Alta: (às 05h11 com 1,1m) e (às 17h26 com 1,0m) 
- Maré Baixa: (às 11h49 com 0,3m)
- Tamanho das ondas: Entre 1,3m e 2,7m com média de 6 segundos de duração, cada onda. (direção primária: Lés Nordeste)
Ururau

 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Planos de saúde terão sete dias de prazo para marcar consultas

Em 30 dias, beneficiários de planos de saúde não poderão esperar mais do que sete dias por uma consulta com especialistas das áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.
Nas demais especialidades, o prazo de espera será até 14 dias. Para consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas educacionais e fisioterapeutas, a espera será até dez dias.
As novas regras da Agência Nacional de Saúde (ANS) foram publicadas em junho no Diário Oficial da União, por meio da Resolução Normativa nº 259. As operadoras têm 90 dias para se adequar, contados a partir da data de publicação.

Acidente com helicóptero na Bacia de Campos

A Petrobras informa que nesta sexta-feira (19/8) um helicóptero solicitou autorização para um pouso de emergência no Aeroporto de Macaé. Como a aeronave não chegou ao aeroporto, foi acionado o Plano de Emergência da Bacia de Campos, que já deslocou embarcações para as buscas. Além disso, a Força Aérea Brasileira mobilizou duas aeronaves e a Marinha também enviou dois helicópteros.
O helicóptero transportava dois tripulantes e dois passageiros. Ainda não há informações sobre a situação dos mesmos.
A aeronave seguia de uma plataforma em direção à terra firme (Macaé). Antes da queda, o piloto já teria detectado problemas e solicitado autorização para fazer um pouso de emergência, mas a aeronave caiu antes de chegar na base.
“Eram dois tripulantes e dois funcionários da empresa. Já acionamos nosso plano de emergência para tentar resgatar as vítimas”, disse à Reuters um assessor da companhia.
Segundo a estatal, foram mobilizados na operação embarcações e helicópteros para resgatar as vítimas do acidente. A Marinha também auxilia nas buscas, de acordo com a companhia.
A aeronave pertenceria a uma empresa que presta serviços à Petrobras.
Diariamente são feito diversos voos entre as bases da Petrobras e as plataformas no litoral brasileiro.
Com a descoberta do pré-sal, a Petrobras deve aumentar sua frota de aeronaves e transportar mais empregados até as unidades produtoras que devem ficar ancoradas a mais de 300 quilômetros da costa.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Líder dos comunistas diz que partido vai lutar contra medidas de austeridade

Jerónimo recusa acordo com o Governo na concertação social

18:17 Por Lusa
 
Jerónimo de Sousa (Raquel Esperança/arquivo)

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, garantiu hoje que o partido vai lutar contra as medidas de austeridade do Governo e que não irá aceitar um acordo em sede de concertação social.



Numa resposta ao apelo feito pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no domingo à noite, na Festa do Pontal, aos parceiros sociais para que cheguem a acordo com o Governo em sede de concertação social para evitar que Portugal entre no caminho de conflitualidade de outros países, Jerónimo de Sousa considerou que o Executivo “tem medo da luta organizada”.

O secretário-geral comunista disse que “só há um partido capaz de organizar e mobilizar a luta e é o PCP” e que o Governo tem “medo da luta organizada pelo movimento sindical, pelas comissões de utentes, pelas associações e da luta política organizada pelo PCP”.

“Por isso, o primeiro-ministro veio ao Algarve dizer que era má a conflitualidade que está acontecer noutros países e que em Portugal devíamos era fazer concertação social. Aqueles que estão a vergastar duramente os interesses, direitos e aspirações dos trabalhadores, os que são implacáveis com os interesses e aspirações das novas gerações, com os mais velhos, os mais pobres, são implacáveis nos cortes, nas medidas de austeridade, vêm dizer às vítimas para se resignarem, concertarem e assinarem a concertação”, ironizou.

Num comício realizado em Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, Jerónimo de Sousa sublinhou que “era a mesma coisa que uma pessoa estar a ser roubada e aplaudir e assinar a dizer que concorda com o ladrão”.

“Não faremos isso. Faremos a luta, organizada, não para destruir mas para construir a alternativa. Dizem que é tudo inevitável, mas inevitável só é a morte. Em Portugal, como o povo já demonstrou, há sempre alternativa, possibilidade de mudança e de o povo impor a sua vontade”, considerou.

O líder do PCP criticou as medidas de austeridade tomadas a pedido da troika do Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia e disse que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, deu “um espectáculo triste” ao vir anunciar um aumento do IVA na electricidade, mostrando-se de “espinha vergada, numa posição de pau mandado”. “Não é uma questão de soberania nacional, é de dignidade nacional ter um Governo que aceita estes estrangeiros como donos, protectores e governantes do nosso país”, acrescentou.

Jerónimo de Sousa afirmou que aos portugueses “esperam grandes combates, grandes ofensivas, grandes dificuldades para a vida de quem trabalha, de quem vive da sua pensão ou reforma, para quem vive do seu pequeno negócio, porque já estão a ser duramente atingidos pela política deste Governo”.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Juíza assassinada estava em lista de marcados para morrer, diz polícia

Atualizado em 12/08/2011 13h20

Documento foi encontrado com chefe de uma milícia de São Gonçalo, RJ.
Tribunal de Justiça diz que juíza teve proteção de 2002 a 2007.

Do G1, com informações do RJTV
A juíza Patrícia Acioli, assassinada na madrugada desta sexta-feira (12) na porta de casa, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, estava em uma lista de doze pessoas marcadas pra morrer, segundo investigadores. O documento foi encontrado com Wanderson da Silva Tavares, o Gordinho, acusado de ser chefe de uma milícia em São Gonçalo, preso em janeiro deste ano em Guarapari, no Espírito Santo.

De acordo com fontes da polícia, nos últimos dez anos a juíza foi responsável pela prisão de cerca de 60 policiais ligados a milícias e a grupos de extermínio.


Em setembro do ano passado, seis suspeitos, ente eles quatro policiais militares, foram presos. Segundo as investigações, todos faziam parte de um grupo envolvido no assassinato de 11 pessoas em São Gonçalo. A juíza Patricia Acioli foi quem expediu os mandados de prisão.

Ela trabalhava na quarta vara criminal de São Gonçalo. A juíza tem um histórico de condenações contra criminosos que atuam na cidade. Quadrilhas que agem na adulteração de combustíveis, no transporte alternativo entre outros crimes.

saiba mais


Juíza conta que colecionava ameaças

Em uma entrevista ao Jornal O Globo, em setembro do ano passado, a juíza dizia que colecionava ameaças, mas não tinha medo de decretar prisões.

Ela declarou em um trecho da reportagem: "Não tenho medo de ameaças. Quem quer fazer algo vai e faz, não fica ameaçando. Ninguem morre antes da hora."

Mas para preservar a família, Patrícia não deixou que seu rosto fosse mostrado no jornal.

Escolta

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, a juíza nunca pediu escolta, mas, por iniciativa do Tribunal, teve proteção intensa de 2002 a 2007, com três policiais fazendo a sua segurança 24 horas por dia.

Em 2007, o Departamento de Segurança Institucional do TJ avaliou o caso e verificou que não havia mais necessidade de segurança intensa. O tribunal colocou, então, à disposição da juíza um policial para fazer sua segurança.

Mas, segundo ele, a juíza dispensou a proteção do Tribunal. O presidente disse ainda que é muito comum os juízes pediram para serem liberados da segurança porque ela interfere na liberdade dos magistrados.

O presidente disse ainda que, tão logo os assassinos sejam identificados, serão enviados para presídios federais fora do estado do Rio. Rebêlo informou também que está criando uma comissão de três juízes para assumir a 4ª Vara Criminal de São Gonçalo. O grupo dará andamento aos processos contra as milícias e máfias de transporte ilegal.

Rebêlo explicou que a iniciativa de reduzir ou retirar a escolta de um juiz "não é feita em cima da perna". Segundo ele, é resultado de um estudo minucioso, com base numa série de diligências e informações.

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros falou sobre a escolta da juíza. "Esta juíza, ela foi ameçada, andou com escolta e depois que casou com um PM dispensou a escolta. Ela é mulher, tem 3 filhos, andar com agentes é uma situação que pode ter causado incômodo", explicou.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou que o crime "foi uma barbaridade contra um ser humano e, sobretudo, contra a Justiça brasileira e o Estado de Direito". Ele exigiu rigorosa apuração do crime e punição dos culpados.

Enterro

O corpo da juíza Patrícia Acioli será enterrado às 16h30 desta sexta-feira (12) no Cemitério de Marui Grande, no bairro do Barreto, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A informação foi confirmada pelo próprio cemitério. A juíza foi morta a tiros durante a madrugada, quando chegava em casa.
Segundo funcionários do cemitério, o corpo da juíza chegou ao local por volta das 11h e está sendo velado na capela do Santíssimo.

'Crime encomendado', diz primo da vítima

Patrícia Acioli era considerada uma profissional 'linha dura'. Para o primo da vítima, Humberto Nascimento, não há dúvidas que se trata de uma execução. 

"A Patrícia recebia ameaça. Há pelo menos 5 anos ela vinha sendo ameaçada. Ela era considerada uma juíza linha dura, martelo pesado que chama, com condenação sempre na pena máxima. Ela estava assim tão despreocupada que o carro dela não é blindado, (a casa) também não tem portão eletrônico, quer dizer ela iria sair do carro de qualquer maneira para abrir. Então já era uma coisa encomendada, foi coisa de profissional", diz o primo da vítima, Humberto Nascimento.

O carro da juíza foi atingido com pelo menos 16 tiros. Foram encontrados projéteis de dois tipos de armas - pistola 40 e 45 - no veículo. Os disparos teriam sido feitos por criminosos em dois carros e duas motos. O grupo fugiu. O veículo passa por perícia na Divisão de Homicídios (DH), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, que está à frente das investigações.

Marido é ouvido

De acordo com a DH, o marido de Patrícia, que é policial militar, está depondo. Ele não estaria em casa na hora do crime, mas ajudaria com informações sobre a rotina da juíza. Uma equipe da DH foi até a 4ª Vara de São Gonçalo, onde Patricia trabalhava, enquanto outros agentes estão na casa da juíza, em Niterói.
A polícia também analisa imagens das câmeras de segurança do condomínio para onde a vítima havia se mudado havia três meses.

Cabral pede agilidade

A assessoria do governador Sérgio Cabral informou que ele já entrou em contato com o secretário de Segurança José Mariano Beltrame e a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, pedindo agilidade na apuração do crime.
Já Beltrame considerou o crime de extrema gravidade e informou que já mobilizou as forças de segurança do estado para esclarecer o caso.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dilma diz ver com 'tranqüilidade' queda em pesquisa

CNI /Ibope apontou queda de 8 pontos na aprovação ao governo
AE | 11/08/2011 12:43

Dilma minimizou o resultado da pesquisa CNI/Ibope

A presidenta Dilma Rousseff disse ver "com tranqüilidade" a última pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Ibope que indica queda na avaliação do seu governo. "Pesquisa a gente tem que tratar com respeito, mas não se pode pautar a ação do governo só pela pesquisa", afirmou hoje, em Fortaleza, em entrevista a emissoras de rádio locais. "Pesquisa sobe, desce, e a gente vai tocando."
Segundo pesquisa Ibope divulgada ontem, a aprovação dos brasileiros ao governo da presidenta Dilma caiu de 56% para 48%. A consulta foi feita entre dias 28 e 31 de julho, após a crise no Ministério dos Transportes e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Foram ouvidas pelo Ibope 2.002 pessoas de 141 municípios brasileiros.
Dilma está hoje no Porto do Pecém, onde dará início oficial ao serviço de terraplenagem da Companhia Siderúrgica. Ela também vai inaugurar o Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto. À tarde, na cidade de Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza, a presidente inaugura uma policlínica e o polo 1 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Na comitiva, acompanham a presidente os três senadores cearenses - Inácio Arruda (PC do B), Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). Também estão com ela os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Secretaria dos Portos, Leônidas Cristino.
Crise
Leia também
Na entrevista de 45 minutos às rádios locais, a presidente reforçou sua preocupação com a necessidade de proteger o mercado interno brasileiro diante da crise internacional. "Para isso, precisamos das políticas sociais de resgate de renda e também de ir para o moderno, para o mais avançado", defendeu, ao citar o programa Ciência Sem Fronteiras, que vai patrocinar bolsas de estudos para jovens no exterior.
"Hoje, o governo federal está atento à crise internacional", acrescentou. "A bolsa cai todo dia, há um processo de fragilidade na Europa com seus bancos, os Estados Unidos apresentam aquela cena insensata com a briga dentro do Congresso para aumentar o teto da dívida.. .Enfim, tem uma turbulência no mundo parecida com aquela que ocorreu em 2008 e 2009 e que tem raízes lá atrás, que é o fato de os bancos terem sido completamente desregulamentados", avaliou.



domingo, 7 de agosto de 2011

-“PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE ESPINHOS”-

Mais uma Festa do Santíssimo São Salvador em Campos, pra variar, esta  como nunca! É fácil observar pelas ruas limpas e movimentadas o quanto a população campista eufórica, entusiasmada e feliz!
Para Prestigiar cada evento de forma mássica, demonstrando, com orgulho, o prazer pessoal de ser cidadão da bela Campos dos Goytacazes!
A Prefeitura Municipal, por sua vez, não mediu esforços para realizar, a contento, a vasta programação da festa. Por exemplo, poucos sabem que o transtorno realizado em tempo recorde em algumas ruas e avenidas da cidade é pura e simplesmente uma das exigências feitas pela Federação Brasileira de Ciclismo para que, nivelando as tampas de bueiros, extraindo “tacões” (etc), posam realizar a tradicional Prova Ciclística de São Salvador no circuito nacional, o que, além de trazer à cidade inúmeros atletas de outros municípios e estados, eleva este tradicional evento esportivo à categoria de roteiro turístico obrigatório a nível de Brasil e até mesmo do exterior. Qualquer outro recapeamento asfáutico que esteja sendo feito ainda, com certeza, estará sendo por se fazer necessário segundo quem tenha competência para julgar o mérito desta obra.
Este é só um  exemplo do muito que se fez para assegurar o sucesso desta festa tão tradicional quanto a alegria e a hospitalidade do povo campista.
É claro; nem tudo são flores! Na realidade, muitos foram os sacrifícios feitos pela, própria população – ora pela morosidade do trânsito alternativo, ora pela retirada da maioria dos ônibus urbanos do terminal do Centro para outros lugares (etc.) -, mas, como, sabiamente, diz o próprio povo, “não se pode fazer omeletes sem que se quebrem os ovos!”. E, no final, além de ter sido em nome de uma boa causa, o resultado obtido, certamente, em nada decepcionará a quem quer que se dignou sair do seu lar em busca de entretenimento seguro, sadio, bem organizado e gratuito.
Os shows, além de verdadeiramente emocionantes, darão em função de agradar a todos os gostos, estilos e faixas etárias e, a exemplo de outros anos, além da PMERJ, pudemos contar com a prontidão e competência da eficiente Guarda Civil Municipal, coibindo todos e quaisquer incidentes ou excessos.
E não só estes fatores contribuíram como benefícios diretos à população; não podemos nos esquecer que numa festa deste vulto e nível, o montante de receita que circula é incalculável; entretanto, em tempos difíceis, quantos serão beneficiados os vendedores ambulantes e fixos (?) que, dispostos na praça ou ao longo da Av. Dr. Alberto Torres possam através do seu comércio informal, assegurar de forma honesta a sua subsistência familiar...
Claro que o brilho da festa não pode e nem pôde ofuscar os problemas que temos. A verdade é que Campos dos Goytacazes é uma cidade grande; e, até em função de sua extensão territorial, tem, ainda, muitos problemas que, certamente serão, a seu tempo, resolvidos.
Temos, a exemplo de quase todas as cidades do Brasil, pendências no tocante à saúde, à educação, à moradia, ao saneamento básico, à geração de renda e ao desemprego (etc.); problemas que não são ignorados pelo poder público; porém, precisam seguir um coerente e lógico cronograma para serem resolvidos a contento.
Então, devemos, sim, buscar o melhor para nós, confiantes na capacidade administrativa de nossos governantes e não nos enganarmos com mágicas promessas. Milagres até existem, mas, para que sejamos merecedores, é mister que primamo-nos não só pela fé e sim, principalmente, pela força do trabalho!
Que o Santíssimo Salvador, JESUS CRISTO, possa, além de conceder discernimento e determinação aos nossos governantes, em Sua Infinita Bondade, criar em nós o sentimento maior e mais puro que precede toda e qualquer realização: a esperança.
VIVA CAMPOS!!!
Em tempo: “(...) Somos todos iguais, braços dados ou não...”

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Veja as polêmicas de Nelson Jobim no governo Dilma Rousseff

Jobim entregou carta de demissão na noite desta quinta-feira (4).
Ele esteve no centro de polêmicas e criticou colegas de governo.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff na noite desta quinta-feira (4), no Palácio do Planalto. O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim será o novo ministro da Defesa.
Desde que assumiu o Ministério da Defesa, no começo do ano, o ex-titular da pasta Nelson Jobim esteve no centro de polêmicas no governo Dilma Rousseff, como declarações sobre seu voto em José Serra, candidato da oposição em 2010, e críticas a colegas da Esplanada dos Ministérios.
Em uma homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em junho, Jobim citou Nelson Rodrigues ao dizer que antigamente os “idiotas chegavam devagar e ficavam quietos”, enquanto hoje eles “perderam a modéstia” e que é preciso “tolerá-los”.
A declaração foi interpretada pelo governo como um “recado”, mas a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, negou.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Jobim disse que votou em José Serra (PSDB) em 2010 - a atual presidente, Dilma Rousseff (PT), principal adversária de Serra, ganhou a eleição. Segundo informou o blog de Cristiana Lôbo , Dilma não gostou da declaração do ministro.
Jobim explicou sua fala durante entrevista ao programa "Roda Viva", na TV Cultura e negou que estivesse “pedindo para sair” do governo.
Ele explicou que, durante a campanha de Dilma, conversou com o presidente Lula e disse que era amigo pessoal do candidato do PSDB, por isso “não tinha condições nenhuma de fazer campanha contra Serra”.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a defender o ministro e disse que o voto é “uma coisa sagrada” e “cada pessoa vota do jeito que quer”.
Jobim também ocupou o Ministério da Defesa na administração de Lula, que disse tê-lo convidado para integrar o governo pelas suas qualidades e "competência".
Nesta quinta-feira, o jornal Folha de S.Paulo publicou trecho da reportagem deste mês da revista "Piauí", onde Jobim disse que a ministra Ideli Salvatti era "muito fraquinha" e que Gleisi Hoffmann "sequer conhece Brasília".
No site do ministério, a assessoria de comunicação da Defesa publicou texto intitulado "Jobim nega críticas à ministra Ideli Salvati e a outros integrantes do governo". De acordo com o site, Jobim "negou ter feito qualquer comentário depreciativo em relação a outros membros do governo".
A demissão de Jobim, no entanto, foi anunciada horas depois da reportagem.
 

Jobim entrega carta de demissão, e Celso Amorim assume a Defesa

Convidado, ex-ministro das Relações Exteriores aceitou, informou Planalto.
Jobim deixa governo após revista publicar falas com críticas a colegas.
Do G1, em Brasília
 

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff na noite desta quinta (4), depois de antecipar a volta de uma viagem ao Amazonas.

De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, o diplomata Celso Amorim foi convidado e aceitou assumir como novo ministro da Defesa.

Filiado ao PT, Amorim foi ministro das Relações Exteriores durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República. Segundo o Planalto, ainda não há previsão sobre quando Amorim tomará posse.

A reunião entre Dilma e Jobim durou menos de cinco minutos, segundo a assessoria. Jobim chegou com a carta pronta para entregar à presidente. Fez a entrega e foi embora.
 
 
O ministro Nelson Jobim em evento em Tabatinga (AM) (Foto: Fernando Gallo / Agência Estado)
O ex-ministro Nelson Jobim em evento no AM nesta
quinta (Foto: Fernando Gallo / Agência Estado

Filiado ao PMDB, o ex-ministro estava no cargo desde julho de 2007, quando assumiu durante o chamado "apagão aéreo", em substituição a Waldir Pires, no governo Lula. Ele também foi ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Jobim deixou o cargo após a publicação pela revista "Piauí" de reportagem com críticas, atribuídas a ele, às ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).
Na edição deste mês da revista, que circulou nesta quinta-feira, Jobim afirma que a ministra Ideli Salvatti era "muito fraquinha" e que Gleisi Hoffmann "sequer conhece Brasília". Ele negou que tivesse dado as declarações, mas a direção da revista reafirmou.
Perguntado no Amazonas se havia qualificado a ministra Ideli Salvatti como "muito fraquinha", Nelson Jobim respondeu: "Absolutamente, não".
 
Jobim, o vice-presidente Michel Temer e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participaram em Tabatinga (AM) da solenidade de assinatura de um acordo para a adoção de um plano de segurança de fronteira entre o Brasil e a Colômbia.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A contribuição do estudo do meio ambiente para solucionar problemas gerados pelas grandes catástrofes

O estudo em meio ambiente contribuiu para o melhor aproveitamento dos recursos naturais. Suas atividades perpassam pelas plantas que curam a criação de novos materiais e a descoberta de fenômenos que auxiliam no entendimento da natureza. Sendo a ciência que mais se relaciona com o meio ambiente, possui a maior responsabilidade na solução dos problemas advindos das grandes catástrofes.

Segundo Kraemer (2004):

O impacto da espécie humana sobre o meio ambiente tem sido comparado, por alguns cientistas, ás grandes catástrofes do passado geológico da terra. A humanidade deve reconhecer que agredir o meio ambiente põe em perigo a sobrevivência de sua própria espécie e pensar que o que esta em jogo não é a causa nacional ou regional, mas sim a existência da humanidade como um todo. É a vida que esta em jogo. Não podemos conceber um ecossistema sem o homem, não podemos encontrar o homem sem algum ecossistema (p.2)

A agressão ao meio ambiente vem sensibilizando a sociedade, as Universidades e as empresas. As pessoas valorizam cada vez mais as empresas com responsabilidade social e os profissionais dedicados às atividades de preservação e conservação sabem que estão garantindo às gerações futuras a oportunidade de usufruir os recursos naturais.
Os problemas são extremamente complexos como o efeito estufa e a poluição do solo, da água e do ar. Os efeitos são devastadores a causam tragédias e prejuízos incalculáveis. Dessa forma, o estudo que fizemos ocupa um papel central, já que por meio dele, pode-se saber a extensão dos problemas ambientais, propor soluções e avaliar a sua eficácia, eficiência e efetividade.
O Brasil não apenas assinou o Protocolo de Kyoto, mas também vem se emprenhando na redução do efeito estufa com medidas efetivas como a inserção do biodiesel na matriz energética brasileira (Lei 11097 de 13/01/2005), pois a utilização de fontes renováveis, cujas plantações capturam parte do CO e 98% de enxofre na atmosfera) que irá possibilitar a maior utilização de combustíveis renováveis, com a conseqüente redução do efeito estufa, permitindo, acredita-se reduzir o impacto da espécie humana sobre o meio ambiente, evitando-se uma grande catástrofe comparada às grandes catástrofes do passado da terra (OLIVEIRA, 2001).
Para tanto, o estudo procura ressaltar: (1) o potencial para aplicação de desenvolvimento genético na busca de reduzir os prazos para colheita e aumentar a produtividade; (2) mostrar as vantagens econômicas na produção do biodiesel, com a mão-de-obra para a plantação do seu insumo, seu preparo e, também, a economia da substituição de importação de petróleo, calculando a viabilidade financeira do produto; (3) enfatizar a importância do meio ambiente com a redução da poluição atmosférica, tanto global, quanto local vinculada aos compostos do enxofre.

Biodiesel no Transporte Sustentável

A busca de uma alternativa energética para os combustíveis fósseis retoma a agenda internacional com um elemento novo à crescente preocupação ambiental. Nessa linha, a implementação de um programa energético, levando-se em consideração o aproveitamento dos óleos vegetais, aponta para a possibilidade de grandes benefícios sociais, no dizer de Oliveira (2001):

[...]advindo do “alto índice de geração de emprego por capital investido, culminando com a valorização do campo e a promoção do trabalhador rural, além da demanda por mão-de-obra qualificada para o processamento e, em muitos casos, beneficiamento dos óleos vegetais (p.100)

Segundo Di lascio, Rosa, Molion (1994):

Os esforços do governo em relação à necessidade de se aumentar a oferta de energia elétrica para atender às perspectivas de aumento da demanda, poderiam ser canalizados, em parte, para uso de óleos vegetais na geração elétrica, estimulando soluções regionais frente aos problemas de energia. Principalmente em localidades isoladas, o custo de transporte do óleo diesel torna muito onerosa e geração elétrica ( a tendência é se acabar gradativamente para os subsídios para o transporte de combustíveis), se fazendo muito favorável o aproveitamento energético das oleaginosas. Permite-se, assim, ao consorciar com transportes, uma melhor qualidade de vida, com energia contínua e em maior potencia, de acordo com os resultados encontrados por (p.100).

Vale ressaltar que a poluição atmosférica nos centros urbanos é baseada em combustíveis fósseis, acarretando inúmeras doenças respiratórias. Urge que medidas sejam implementadas no sentido de diminuí-la. A substituição do petrodiesel pelo biodiesel possibilita um transporte rodoviário de cargas e passageiros mais de 2.000 Kg/ hectare/ safra. Ao se considerarem os valores mínimos dos novos índices de produtividade da EMBRAPA, sabendo-se que o óleo de mamona possui 40% de óleo extraível, pode-se afirmar que o agronegócio da mamona tem potencial para resolver o problema da miséria no campo, contribuindo de forma direta e expressiva para a independência energética brasileira d domínio do óleo diesel.
No entanto, dada a dimensão do mercado nacional de óleo diesel, não se pode pensar em uma única solução, ou em programas nacionais de larga escala. Seriam inexeqüíveis e demandariam recursos que não estão disponíveis. Dessa forma, para se obterem economias significativas e garantir a segurança do abastecimento de biodiesel, faz-se necessária a doação de várias opções que envolvem as diversas regiões do País.
O estudo permite concluir que o efeito estufa configura-se como extremamente perigoso e ameaça a todo Planeta. O aquecimento global já matou 10 mil franceses e fez a Europa perder milhões de dólares. Ninguém sabe ao certo a dimensão da catástrofe, se a poluição continuar. Uma das principais alternativas, como forma de reduzir a emissão de poluentes, é a utilização de fontes renováveis de energia, como o Biodiesel.
Nesse sentido, esta revisão aponta que a história de desenvolvimento do Biodiesel, que pode reduzir em, aproximadamente, 80% a emissão de gás carbônico- principal gás estufa-, mostra a importância do estudo em meio ambiente para resolver os problemas decorrentes das grandes catástrofes.
O exposto reforça a idéia de que a Química, neste século que se inicia, deve assumir a responsabilidade de criar novas fontes energéticas com menor poder de poluição além de, também auxiliar nos processos necessários para se remediarem os problemas das áreas contaminadas, das quais o estudo destacou o Biodiesel no mundo todo.
O Brasil, inserido na luta pela redução do efeito estufa, no inicio deste ano, deu um grande passo em direção à modernidade. Agora, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível deve ordenar a formação de recursos humanos em fontes renováveis de energia, como forma de contribuir na redução do efeito estufa. Para isso, precisará de químicos competentes e de parcerias com Centros de Pesquisas, Indústrias, Universidades e Sociedade.