quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quadrilha dá golpe de R$ 3 milhões em empresas de cartão de crédito

20/07/2011 18h16 - Atualizado em 20/07/2011 18h24
Fraude foi em 21 estados. 9 acusados estão presos e outros 9, foragidos.
Todos os mandados foram expedidos pela Justiça do Espírito Santo.

Do G1 ES

   Quadrilha aplicava golpes no ES.
   (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

A Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais (DELEPAT), que pertence à superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo, prendeu, nesta quarta-feira (20), nove pessoas acusadas de participar de uma quadrilha de estelionatários que deu um prejuízo de mais de R$ 3,7 milhões em administradoras de cartão de crédito, em 21 estados do Brasil. As prisões aconteceram na Bahia, no Sergipe, em Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Outros nove envolvidos ainda estão foragidos.
No total, são18 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de busca e apreensão. Todos expedidos pela Justiça Estadual do Espírito Santo. De acordo com a Polícia Federal, os acusados das fraudes ligavam para os clientes dos cartões de crédito ou de empresas de telefonia e se passavam por empregados destas empresas. Assim, conseguiam os dados que precisavam para praticar as fraudes, como nome completo, CPF, data de nascimento, número do cartão e código de segurança.
Com os dados pessoais dos clientes em mãos, a quadrilha ligava para a central de atendimento de telemarketing das operadoras de cartão de crédito e se passavam pelos verdadeiros clientes. Durante a ligação, os criminosos verificavam o valor disponível para crédito, formas de parcelamento, juros cobrados e, em seguida, faziam a solicitação do empréstimo, informando uma outra conta para depósito aberta com documentos falsos. Os criminosos, então, iam até a agência bancária e retiravam o valor transferido pela administradora do cartão.
Investigação
As investigações começaram em agosto de 2010 pela Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais da Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo, quando um grupo de estelionatários se deslocou da Bahia para o Estado com o obejtivo de aplicar fraudes que já vinham praticando há vários anos.
No Espírito Santo, parte da quadrilha abriu contas bancárias com uso de documentos falsos para receber créditos. Nessas contas, vários documentos de identidade traziam fotografia da mesma pessoa.
Segundo a Polícia Federal, a quadrilha já atuou em mais 20 estados, além do Espírito Santo: São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Sergipe, Rondônia, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Amazonas, Piauí, Goiás e Rio de Janeiro.
Os suspeitos já possuem passagem pela polícia, onde foram autuados por crimes de estelionato, falsificação e uso de documento falso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário