quinta-feira, 28 de julho de 2011

“DIFICULDADES PARA DEMOCRACIA NO BRASIL”

De tempo em tempos, os brasileiros afirmam e são levados a acreditar que o Brasil, agora, enfrenta os desafios do futuro de forma “DEMOCRÁTICA.” Ignoram, porém, que democracia não se basta apenas no ato de um “voto independente” ou em uma crítica política feita sob uma “liberdade irrisória.”Já que não causa efeitos.
É bem verdade que o Brasil atual já não sofre os mandos e desmandos do regime militar, nem vive sob o horror da repressão, das prisões (,) das torturas e mortes ou ainda dos exílios. Mas, como se pode ver liberdade?, Como se pode vislumbrar a igualdade?.Num país em que a maioria padece, a mercê  da vontade  política  e dos interesses  de uma minoria tanto  mesquinha quanto poderosa e rica é impossível não perceber o autoritarismo social que assola aos pobres, aos negros, as mulheres  e principalmente aos crédulos desta sociedade”democrata”. Fica também inconcebível acreditar em liberdade quando a voz do povo não tem a ressonância necessária para abalar a sensibilidade política e transformar os “grilhões” da miséria, da violência, da indignidade social em solidariedade, tranqüilidade e principalmente, justiça social.
Á toda  esta complexa e continua  a falta de “recursos”, chamaremos, “CARÊNCIA” e todas as facilidades sociais do “PODER” serão chamadas de “PRIVILÉGIOS”.
A sociedade brasileira dividida  entre carentes  e privilegiados, não se identifica realmente com o que se espera por DEMOCRACIA, já que, ao  contrario, não cria e não garante direitos; apenas monopoliza-os para alguns poucos é praticamente, anulá-los para muitos outros. É “aí, ao invés de democracia temos” subprodutos ”dela originado se diferentemente ligados aos  partidos  políticos (os clientelistas, os vanguardistas e os paternalistas), que sob a “maquiagem” dos meios de comunicação de massa, denominam- se por merecimento” a industria política “, onde  a principal  mercadoria exposta e posta á venda é a  imagem dos candidatos (também imposta ), onde todos os políticos se mesclam entre “chefes ”ou “ salvadores”, ou seja, ou empunham a bandeira  democrática em manifestações ou se dizem a própria  bandeira empunhada pelo povo. E por fim, usando toda a incompreensão referente ao judiciário, manipulam suas em várias direções buscando apenas o tão famoso” jeitinho ”brasileiro de disfarçar e continuar pintando a democracia numa tela invisível de um quadro  inexistente para depois pendura –lo na parede erguida  na casa  demolida na rua da sua própria ganância e indiferença. O PROGRESSO, só fede, não cheira/ Graças á traiçoeira/ Que; ambiciosos e faceira/visa a “RODA FINANCEIRA”/Minoria  que se inflama/ Que; só  a si mesmo ama,/Alimentam a miséria sem pensar/QUE O POVO BRASILEIRO, HONRADO, ESPERANÇOSO e Carente, só  deseja os  seus  sonhos de criança  REALIZAR.No entanto, a  verdadeira/ E  VIVA RAÇA  BRASILEIRA/ HÁ de ser a PIONEIRA/, COM CORAGEM DE GUERREIRA,/ ANULAR A QUEM TE ENGANA./ E RECUPERAR  A FAMA/ DE QUEM QUER E PODE LUTAR/ SOB OS LOUROS DA VITÓRIA,/ TERÁ O MEU  BRASIL, A  GLORIA/ DE TER POSTO  CADA COISA EM SEU LUGAR!!!!!!!!. “É PRECISO  COLOCAR.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário